Tem a finalidade de contribuir recursos para os voluntarios do Metodo Dom Bosco em Angola. Brevemente se publicara o arquivo em Word com as respectivas imagens scaneadas
Método Dom Bosco de Alfabetização.Livro de exercícios de Língua Portuguesa
Nome : ______________________________________________
Alfabetizador : ______________________________________
Lugar : _____________________________________________
Ano : _____________
Ficha Técnica:Coordenador da equipa:
Pe. Jorge Eduardo Brandán.
De Ndalatando: Francesco Ferrante.
De Benguela: Beatriz Dongua Tchimbo
Da Lixeira S. José: Fernanda Paraíso Pereira, João Direito
Manuel José Falso
Colaborador Petróleo
12-12-2009
1 Coordenação motoraCopie no seu caderno.
O presente livro é experimental.
Tem a finalidade de contribuir recursos para os voluntarios do Metodo Dom Bosco em Angola. Brevemente se publicara o arquivo em Word com as respectivas imagens scaneadas
2Ta de TatuO professor deve explicar
o exercício aos alunos.
Circule o pedaço “ta”
.
Circule o pedaço “ta”de tatu
Circule o pedaço “ta”
Circule o pedaço ta de tatu
Tatiana, tábua, taco, taça, tabaco, carta, salta, marta, chata, está, tabela, batata.
TATIANA, TÁBUA, TACO, TAÇA, TABACO, CARTA, SALTA, MARTA, CHATA, ESTÁ, TABELA, BATATA,
3Pa de Panela
Circule o pedaço “pa” de panela.
Circule o pedaço “pa” de panela.
Circule o pedaço “pa” de panela
Circule o pedaço “pa” de panela
pacote, pato, pá, panela, copa, capa, mapa, pássaro, compasso, sopa, pardais, espátula
PACOTE, PATO, PÁ, PANELA, COPO, MAPA, PÁSSARO, COMPASSO, SOPA, PARDAIS, ESPÁTULA.
4Fa de faca
Circule o pedaço “fa" de faca
Circule o pedaço “fa" de faca.
Circule o pedaço “fa" de faca.
Circule o pedaço “fa" de faca
faculdade, faminto, farinha, famoso, falar, fatal, estofado, ninfa, família,
FACULDADE, FAMINTO, FARINHA, FAMOSO, FALAR, FATAL, ESTOFADO, NINFA, FAMÍLIA.
5Ba de banana
Circule o pedaço ba
Circule o pedaço “ba” de banana
Circule o pedaço “ba” de banana
Circule o pedaço “ba” de banana
Banana, bala, baralho, Cabaco, cabana, tabaco, soba, ábaco, batuque, batom, batina, bata.
BANANA, BALA, BARALHO, CABACO, CABANA, TABACO, SOBA, ÁBACO, BATUQUE, BATOM, BATINA, BATA.
6 -Va de vaca
Circule o pedaço “va” de vaca.
Organize os pedaços
Forme palavras unindo os pedaços aprendidos
Pa pa
7Da de dama
Circule o pedaço “da”de dama.
Circule o pedaço da.
Organize e forme palavras.
Organize
Forme palavras
8La de lata
Circule no texto o pedaço la.
Escreva lata, lata, LATA, Lata
Circule as palavras que já aprendeu
Copie as palavras que já aprendeu
9 Na de navio
Circule o pedaço “na”.
Forme palavras.
Forme palavras utilizando as escritas manuscrita e de imprensa , minúscula e maiúscula.
10 - Ma de macaco
Escreva os nomes, e invente uma história.
Forme palavras e utilize as escritas manuscrita e de imprensa,, minúscula e maiúscula .
11 Ra de rato
Coloque o nome e invente uma história para contar aos seus colegas.
Escreva todos os pedaços aprendidos.
Forme palavras .
Circule o pedaço ra de rato
Ga de gato
Leia e copie.
A gata mama.
A mamã lava a bata.
A vaca dá patada.
A pata nada.
Complete os espaços vazios.
A mamã _______________ a bata.
A gata _______________
A pata _______________
A ____________________ da patada
Leia:
A Fafá ralava a batata
A Dadá lava a panela.
A Vata lava a lata.
13 As vogais.
Sublinhe no texto as vogais.
Leia e copie .
A
E
I
O
U
tabaco
tema
tira
toma
tubo
pata
pelo
pita
pólo
pulo
fada
feno
fica
fome
fulo
banana
bebe
bica
bolo
buraco
vaca
velo
vila
voo
vulva
lata
lema
lima
lona
lume
nata
nele
Nilo
nome
nu
mapa
meta
mito
mota
muda
rata
relva
rifa
roca
ruminar
gata
gelo
girafa
gota
gula
14Ditongos
Copie
ai
ei
oi
ui
au
eu
ou
Palavras com ditongos; leia e copie.
pai , mãe , sai , cai , pau , meu , pegou , jogou , não , vai ,
Sublinhe no texto os ditongos
Divisão silábica
Banana
Ba na na
Copie com letra manuscrita e faça a divisão silábica.
pato:
mapa:
lata:
batata:
lama:
mama:
rã:
dama:
dado:
alado:
fato:
danada:
pá:
pacato:
parado:
fonema:
gado:
pacote:
tapada:
15Ca de capela.
Identifique as palavras com ca, ce, ci, co, cu.
Copie as palavras com ca, ce, ci, co, cu.
Construa frases
Leia
Acrescente palavras
Forme frases
Copie com escrita manuscrita e de imprensa.
Dona Maria prepara a muamba de frango com bastante cebola ; que delicia!
COPIE COM ESCRITA DE IMPRENSA MAIÚSCULA
calo, cala, cadela, cavalo, copo, comida, cão, cadeado, cuida, calo, vaca, cavalo, peste, pacote, caio, Camila.
16Cha de chave
Leia e copie
Leia e copie
O lanche do Chico.
O lanche está pronto, menino!
- Fala a mãe ao Chico ao chegar da escola. Ele com bolacha toma chá, come um cacho de uvas e ainda um bom chocolate.
Copia estas frases com letra manuscrita.
A lancha vá cheia de cachucho.
A chave da casa caiu na lama.
Copie com escrita manuscrita e divida em pedaços (sílabas).
chave:
chapa:
choro :
cheio:
chocolate:
chupeta:
chinelo:
chuva:
machado:
bicho:
choco:
bolacha:
Pacheco:
Chico:
chama:
charuto:
chorava:
chapéu:
chalé:
chato:
chaminé:
Leia
Eu e o chiquinho cochicho,
que usa chapeu amarelo,
e usa chuteira e não usa chinelo.
Dona Maria dá comida boa ao marido.
E o marido come na tigela.
O Chico toma chá na chavena.
O Pacheco mata o bicho.
O Chana chama a Cecilia.
17Sa de sapato
Formação de frases
A __________ está _____ ___________.
A _____________________ está ______________________.
Olha o desenho
e forma uma frase
Leia.
Forme frases.
Olha o desenho e inventa uma história
Escreve o título da história.
18Gua de
Guarda-chuva
Descubra a história, organize os desenhos colocando os números e conte a história.
Titulo da história:
Circule no texto as palavras com gua, gue, gui, guo.
Copie as palavras com gua, gue, gui, guo.
Circule no texto as palavras com gua, gue, gui, guo.
O Guedes guia a mota.
A língua do povo angolano é o português.
O menino bebe água no copo
O guarda guarda a casa do Senhor Guilherme.
A Ngueve e o Aguinaldo vivem em Menongue.
O Guidas ganhou uma guitarra.
A égua é bela e muito forte.
A fogueira aquece toda a casa.
A águia voa pelas nuvens, muito, muito alto.
Copie as palavras com gua, gue, gui, guo.
19Ja de jarra
Copie as palavras e divida em pedaços (sílabas)
Jamila, Janota, Júlio, jóia, Jacaré, Jacobino, tijolo, joga, caju, jura, Jacinto, jumento, Janeiro, loja, laje,
Forme frases com estas palavras.
Olhe o desenho e forme frases.
20 Qua de quadro
Copie com letra manuscrita e divida em pedaços (sílabas)
Quadra :
Quadrado:
Qualidade :
Qual :
Qualquer :
Qual :
Quando :
Quanto:
Quantidade :
Qualidade:
Quarta-feira :
Quartel :
Quarto :
Quase :
Quatro :
Queda :
Queijo :
Queimar :
Queixa :
Quem :
Quente :
Quer :
Queridos :
Quicuanga :
Quieto :
Quilo :
Químico :
Quintal :
Quinta :
Quiosque :
Quotidiano :
Quota :
21 Za de zangado
Olha o desenho e formar frases com za de zangado.
Complete a frase utilizando a escrita de imprensa.
Luís acende a _________
Beatriz come ___________
João está _______________
Maria tem ___________ anos.
André é um _____________
Copie o texto utilizando a escrita manuscrita
Forme frases com as palavras
cartaz, veloz, paz, rapaz. beleza, buzina, juízo, Zélia, dezoito, zelo, zangado.
22 Nha de linha
Forme Palavras
Forme frases:
23 Xa de xarope
Copie o texto
A Xica leva a caixa no lixo.
O xarope do meu bebe acabou.
O Xavier come peixe.
O aluno come o abacaxi.
Dona Xepa toma sumo.
Preencher espaços vazios
A _______ leva a ______ no ________.
O _________ do meu _________ acabou.
O __________come ________.
O __________ come o ________.
Dona __________ toma _______
Copie o texto com letra manuscrita.
Dona Xepa foi lavar a trouxa de roupa no rio.
Levou o cão Xereta.
Na rua viu uma planta de abacaxi.
Dona Xepa é desleixada, perdeu o xarope na rua.
Dona Xepa veio logo porque é o dia de faxina.
Olhe o desenho e invente uma história
Forme frases.
24Lha de filha
Leia
A minha vizinha é muito boa.
Aninha ganhou uma filha.
O jacaré vive na água.
A ovelha dorme na palha.
O coelho come o milho.
A minha toalha e novinha.
A velha pega a agulha da filha.
Copie
Leia
Dona Nhanha cose com linha.
A agulha de dona Nhanha é grande.
Maninha é filha de dona Nhanha.
Copie
25Ça de taça
Leia
AS VACINAS
As vacinas são muito importantes porque evitam algumas doenças. Por isso, as mães devem ser vacinadas durante a gravidez e as crianças após o seu nascimento até aos cinco anos.
Desta forma a vida das mães e das crianças é protegida.
Responda
1- Por que são importantes as vacinas?
2- Quando devem ser vacinadas as mães e as crianças?
3- Como se protege a vida das mães e das crianças?
Una os desenhos com as palavras.
Peça
Loiça
Cabeça
Açúcar
Moço
Almoço
Aço
Copie as palavras e divida em sílabas.
25Rra de
garrafinha
Lei e sublinhe as palavras com rra, rre, rri, rro, rru
Felipe com muita garra cultiva a terra, porque quer ganhar muito dinheiro e comprar-se um carrão.
Carrega as ferramentas e vai trabalhar. Trabalha todo o dia, quando tem sede bebe água da garrafa. Corrige os trabalhos mal feitos. Não gosta da corrupção nem permite que ninguém o corrompa.
Copie palavras com rra, rre, rri, rro, rru e divida em sílabas
26 Ssa de
passarinho
Escreva os palavras debaixo das figuras.
assado, passeio, massa, passadeira, passo, missionário, comissão,
pássaro
Forme frases.
28 Ha de harpa
Copie com letra manuscrita
e divida em pedaços (sílabas)
há :
habilidoso :
habitação :
habituar :
hospede :
hospital :
horta :
habitação :
Huila :
Helena :
havia :
hino :
hemorragia :
herança :
herdeiro :
herói :
hidratar :
hiena :
higiene :
hipopótamo :
história :
hoje :
homem :
homicídio :
honesto :
honra :
hora :
horizonte :
horrível :
horror :
hotel :
Huambo :
humano :
humor :
As letras L , R ,M ,N , S , Z
Ditado
28 Alfabeto
Escreva o alfabeto nas quatro formas
Acentuação e pontuação
Ditado
Género
Escreva o nome e indique se é masculino ou feminino
Número
Escreva o nome e indique se é singular o plural
Grau. inha , inho, zinho, zinha, ão, ona.
Normal
Diminutivo
Aumentativo
Terminação
inha, inho,
zinha, zinho
ao , ona
abelha
casa
cadeira
sala
carro
panela
cão
festa
colher
garrafa
sopa
sapato
orelha
sombra
dedo
Textos
Árvore dos Problemas
Esta é uma história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda.
O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil.
O pneu do seu carro furou.
A serra eléctrica estragou.
Cortou-se o dedo.
E ao final do dia, o seu carro não funcionou.
O homem que contratou o carpinteiro ofereceu-lhe uma boleia para casa.
Durante o caminho, o carpinteiro não falou nada.
Quando chegaram a sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família.
Quando os dois homens se estavam encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.
Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou-se.
Os traços tensos do seu rosto transformaram-se em um grande sorriso, e ele abraçou os seus filhos e beijou a sua esposa.
Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita até o carro.
Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou:
- Porque você tocou na planta antes de entrar em casa?
- Ah! Esta é a minha Árvore dos Problemas.
- Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho, mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa.
- Então, todas as noites, eu deixo os meus problemas nesta Árvore quando chego em casa,
e os pego no dia seguinte.
- E você quer saber de uma coisa?
- Todas as manhãs, quando eu volto para buscar os meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior.
Vocabulário:
Fazenda: terreno cultivado, propriedade rústica, quinta.
Boleia: transporte gratuito em veículo
Gentil: amável, cortês.
Transformou-se: dar nova forma a; modificar; renovar; alterar.
Traços: linha do rosto, semelhança, fisionomia.
Tenso: nervoso e pouco à vontade; embaraçado.
Compreensão do texto:
1- Que personagens tem a História?
2- Que aconteceu com o carpinteiro?
3- Que fez o homem que contratou o carpinteiro?
4- Que fez o carpinteiro antes de entrar na sua casa?
5- Como se chamava essa árvore?
6- Que fez o carpinteiro quando entrou na sua casa?
7- Que é a árvore dos problemas?
8- Tu tens a tua árvore dos problemas, ou levas os problemas da rua e do trabalho a tua casa?
Dos Direitos Humanos
Casamento e Família.
Art. 16. “A partir da idade núbil, o homem e a mulher, sem qualquer restrição de raça, de nacionalidade ou religião, têm direito de contrair matrimónio e fundar família”.
Todos os homens e mulheres, a partir da idade núbil, têm o direito de contrair matrimónio e de formar família.
Por idade núbil, entende-se, o tempo em que uma pessoa atinge a maturidade física e psíquica, isto é, quando a pessoa conhece as exigências do amor, da fidelidade e se sente capaz de educar os filhos.
A diversidade de nacionalidade, de cor, de religião, não pode ser impedimento para a realização do matrimónio. Dentro do matrimónio, o homem e a mulher têm direitos e deveres iguais. Não há superior nem inferior, não há quem decida nem quem obedeça. Os dois tomam as suas decisões em comum.
Em caso de dissolução do casamento, nenhum dos esposos será privilegiado.
Aqueles que contraem matrimónio devem ser livres do constrangimento da família, da sociedade e de interesses económicos. Devem ser também ser responsáveis pelos compromissos que assumem livremente quando casam.
Não há casamento válido quando os noivos casam sem saber o que fazem ou quando um deles não pode escolher livremente.
A família é a base da sociedade, por isso, o estado deve respeita-la e protege-la. Em caso de dificuldade entre os conjugues, o estado deve favorecer a reconciliação para evitar o divórcio.
Vocabulário:
Núbil: Que está apto para casar.
Direito: Tudo aquilo que é devido a uma pessoa. O que é indispensável para o bem-estar, o crescimento e a segurança da pessoa e sua realização.
Deveres: Obrigação, compromisso que alguém tem para com outro ou para com a sociedade.
Matrimónio: união legítima, de carácter civil ou religioso, entre um homem e uma mulher.
Maturidade física: pleno desenvolvimento do corpo e capacidade de procriar um filho.
Maturidade Psíquica: pleno desenvolvimento psicológico que permite a pessoa assumir responsavelmente os seus actos.
Fidelidade: lealdade, cumprimento do compromisso assumido com o esposo, esposa ou namorado, namorada.
Impedimento: aquilo que impede a realização de alguma coisa.
Dissolução: Acto de dissolver ou separa.
Privilegio: direito ou vantagem exclusiva concedida a alguém
Constrangimento: pressão exercida sobre alguém; coação; coerção, obrigar alguém a fazer algo.
Responsáveis: que tem consciência dos seus actos; consciente.
Compromisso: promessa, acordo.
Válido: que é verdadeiro,
Conjugues: esposos, marido e mulher.
Divórcio: Acto de separar o matrimónio civil.
Compreensão do texto:
1 - A partir de que idade um homem e uma mulher podem casar?
2 - Que se entende por idade núbil?
3 - Qual é a tua opinião com referência a esta afirmação: “A diversidade de nacionalidade, de cor, de religião, não pode ser impedimento para a realização do matrimónio. Dentro do matrimónio, o homem e a mulher têm direitos e deveres iguais. Não há superior nem inferior, não há quem decida nem quem obedeça. Os dois tomam as suas decisões em comum.”
4 - Que nos diz o texto com referência se alguém tem o direito de obrigar alguém a casar ou não casar?
5 - Que pode provocar que um casamento não seja válido?
6 – Que deve fazer o Estado com referencia a família?
Propriedade
Art. 17. Todo o homem tem direito à propriedade só ou em sociedade com outros.
Ninguém será arbitrariamente privado da sua propriedade.
Há certos bens que são necessários à nossa vida: casa, roupa, comida, instrumentos de trabalho.
Todos têm direito de possuir estes bens como propriedade pessoal, ou em sociedade livre com outros. A propriedade privada é um direito natural, necessário para viver com dignidade e ter segurança no futuro. Favorece também a criatividade e a livre iniciativa.
No mundo há os que possuem imensas riquezas e outros que vivem na miséria os bens não são distribuídos em partes iguais por todos.
Esta distribuição desigual dos bens é devido a várias causas, sendo a principal o abuso do direito de propriedade privada. Por isso, o estado pode intervir para garantir uma melhor distribuição dos bens, tendo em conta o bem comum.
É justificada a intervenção do estado para:
* Redistribuir as terras dos latifúndios.
* Programar melhor a produção, eliminar os abusos e a exploração nas fábricas e no comércio.
* Expropriar certos bens a fim de proporcionar meios ou construir obras de interesse comum, como hospitais, escolas, estradas, fontanários etc.
A expropriação total ou parcial de bens dá direito, aos que foram privados dos mesmos, a uma indemnização adequada.
O estado não pode tirar aos cidadãos todo o direito de propriedade.
Vocabulário:
Propriedade: tudo o que nos pertence e de que podemos dispor livremente.
Sociedade: conjunto de pessoas que mantêm relações sociais, colectividade. Associação (civil, comercial ou industrial); agremiação; reunião
Direito Natural: direito respeitante ao homem pelo facto de ser homem, independentemente de qualquer convenção ou legislação.
Abuso: uso excessivo ou injusto.
Garantir: assegurar o cumprimento ou a realização de algo. Responsabilizar-se por.
Bem comum: Conjunto das condições de vida social que permitem aos indivíduos, famílias e associações alcançar mais plena e facilmente a própria perfeição.
Latifúndio: propriedade rural de grande extensão
Expropriar: despojar alguém da sua propriedade; privar, legalmente e mediante indemnização, da posse de uma propriedade.
Indemnizar: dar recompensa ou reparação; ressarcir; compensar, reparação de prejuízos causados a um terceiro; compensação.
Compreensão do texto:
1 - É possível progredir na vida sem propriedade privada? Justifica a tua resposta.
2 - Dá exemplos concretos desta frase: “No mundo há os que possuem imensas riquezas e outros que vivem na miséria os bens não são distribuídos em partes iguais por todos”.
3 - O estado tem o direito de expropriar a propriedade privada?
4 - No caso de haver expropriação que deve fazer o estado?
O trabalho
Art. 23 Todo o homem tem direito ao trabalho, à livre escolha do emprego, à condições justas e favoráveis de trabalho e à protecção contra o desemprego.
Todo o homem sem qualquer discriminação, tem direito a salário igual por trabalho igual.
Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência conforme a dignidade humana e completa se possível, por todos os outros meios de protecção social.
Todo o homem tem direito a fundar com outros, os sindicatos e aderir aos sindicatos para a defesa dos seus interesses.
O trabalho garante ao homem a sua sobrevivência e permite seu desenvolvimento.
Constatado que o trabalho, muitas vezes, escraviza o homem, a Declaração dos Direitos o Homem estabelece as condições para que o trabalho seja justo e digno.
A possibilidade de livre escolha de trabalho há muitas profissões, muitas possibilidades de trabalho, quer assalariado, quer por conta própria. Cada pessoa deve poder escolher e praticar o trabalho que preferir de acordo com as suas capacidades.
Todo trabalhador deverá ter:
* Condições justas e satisfatórias no trabalho. Para tal é necessário ambiente saudável, higiénico e segurança no local de trabalho. Os horários de trabalho devem ter em conta horas suficientes de descanso. Um horário normal de trabalho é de oito horas.
* Protecção em caso de desemprego, assistência e justa remuneração que permita ao trabalhador e sua família estabilidade de vida.
* Protecção contra a discriminação, fixando salário igual por trabalho igual.
* Salários mínimos que garantam uma existência digna ao trabalhador e à família.
* Direito de fundar e aderir a sindicatos, isto é, organizações de trabalhadores com poder de defender os seus interesses. Os sindicatos devem ser representativos dos interesses dos trabalhadores, autónomos e independentes do estado.
Vocabulário:
Discriminação: Acção de tratar pessoas ou grupos de pessoas de forma injusta ou desigual.
Salário: pagamento por serviços prestados. Vencimento.
Remuneração: Pagamento por serviço prestado no desempenho da actividade profissional; salário; ordenado; paga
Satisfatória: conforme o acordado, que deixa satisfeito, contente.
Dignidade: O que da honra a uma pessoa, o faz respeitado, nobre.
Sindicato: Organização de trabalhadores que tem a função de defender os interesses dos mesmos.
Profissão: Exercício habitual de uma actividade económica como meio de vida; ofício; mister; emprego; ocupação.
Assalariado: trabalhador que recebe salário
Compreensão do texto:
1- Pensas que és livre de escolher o teu trabalho? Justifica a tua resposta.
2- Que falta no teu trabalho para ter condições justas e satisfatórias?
3- Sabes qual é o salário mínimo?
4- Qual é o horário normal de trabalho?
5- Que pensas dos sindicatos?
Método Dom Bosco
Método Dom Bosco
- 2 -
- 63 -
AVALIAÇÃO DA AULA SIMULADA
Os passos duma aula são seguidos?
O vocabulário utilizado é adequado?
A postura corporal é correcta?
Movimento na sala. Localização.
A voz.
Acompanhamento dos alunos.
Clima de familiaridade.
Conversa com os alunos.
Desenho gerador no quadro.
Escrita no quadro.
CANTOS
1- A panela no fogo já esta, seguindo sua pega vamos aprender o PA.
2- Ai Tatu, tatuzinho levanta essa cauda me escreve o pedaço.
3- A faca cortou-me o dedo o sangue correndo esta, um fio quente e cumprido escrevo o pedaço Fa.
4- Fui ao rio cabaco beber agua não achei, tinha lá uma bananeira, uma banana eu ganhei, olha minha gente este fruto é lindo, o BA de banana ele escreve rindo.
5- Você pensa que o fuzinho é enfeite, enfeite não parece ser, olhando no seu jeito bonitinho, você escreve o pedaço VA.
6- Olha só essa dama quadradinha tu a vês a seguir o seu riquinho podes aprender o DA.
7- Como pode uma lata transformar-se num pedaço, você puxa para acima, você puxa para abaixo, e o la da latinha bem escrito vai ficar.
8- Navio meu navio pelo mar findando esta pelas ondas vai dançando vai escrevendo o NA.
9- Meu macaco caiu, e assim eu achei e um Ma bem grande lá no mato encontrei.
10- Este RA de ratinho, quero agora aprender na cabeça do bichinho o pedaço estou a ver.
11- Olhe esta cabecinha redondinha você aprende, vai seguindo os seus contornos e você escreve o GA.
12- Nesta loja, nesta loja há sapatos, muitos caros e difíceis de comprar, mas agora neste instante cá na escola do sapato um só SA se aprenderá.
13- A capela é pequena e aqui eu vim rezar, escrevendo CA de capela toda a família eu vou lembrar.
14- Meto o C na frente meto o H no meio meto A na ponta é o pedaço Cha, Cha, Cha, Cha do meu chapéu na cabeça eu vou levar e o cha da minha chave prefiro no seu lugar escrevo cha devagarinho e bem certinho para não errar.
15- A chuva caiu lá na lavra, estava toda molhada, peguei o meu guarda-chuva, e escrevi o som gua. Guaia, guaia, assim eu falei o som gua.
16- A quissangua vai caindo de uma jarra de cristal bem cheirosa e geladinha já sinto agora o seu sabor.
17- Os dois tracinhos que eu sei fazer, eu vou cruza-los e um XA vou formar. E as palavras que eu vou escrever com XA começa quero aprender, e o xarope com xa da vida com mais coragem vamos encontrar.
18- O zangado fica triste quando olha para o espelho não te zangues ó amigo e o za tu aprenderás, minha vida é um barquinho navegando neste mundo interior, quem lhe dera, que eu fizer o mano António regressa amanhã.
19- Hei você ali, vem a aprender o “Nha” vem aprender o “Nha” (2x), de o navio pega o N, do hospital pegas o H, e lá na ponta tu pões o vogal a, então tu podes ver escrito o som nha.,
20- Filha com seus puxinhos forma o pedaço lha,
21- Um som diverso vais aprender, é o som da palavra taça. Com um biquinho mudas a letra, assim tu escreves taça.
22- O jogo começa, enchendo a garrafinha. Quando ganha o jogo esvaziando-a sozinha.
23- O pássaro voando vá. (4x) Cho, cho, cho, cho passarinho bonito vem pra cá. Cho, cho, cho, cho, eu quero tuas penas contemplar.
24- Na parede branquinha e clara um quadrado eu risquei, escrevendo na palavra u qua de quadro eu marquei.
25- Olé minha harpa, o som mais doce e fino.(2x) Fecho os olhos escuto o rio, escutemos os passarinhos.
26- Escute minha harpa, o som mais doce e fino. (2x) Fecho os olhos escuto o rio, escutemos os passarinhos
27- Lá na minha escola fui para aprender, e me ensinaram o abcd e eu fui declamando todas as letras do abecedário. a ,c ,d ,e ,f ,g ,h ,i ,j ,k ,l ,m ,n ,o ,p ,q ,r ,s ,t ,u ,v ,w ,x ,y .
2 comentários:
Já a algum tempo me deparei com este método de alfabetização, é simples e fácil de ser aplicado e podendo ser aplicado em qualquer lugar ou circunstancia. Vale a pena, é barato, e o efeito é pra sempre. Quem teve está iniciativa está de parabéns e acredito que será abençoado sem medida.
joya shoes 991v2hbtlk604 afslappet,STØVLER,STÖVLAR,csizma,botas,gewoontjes,camminando,mode baskets,gehen,stiefel joya shoes 398h0cdncr539
Postar um comentário